Christiane F. - A Historia Real.

>> terça-feira, 21 de julho de 2009

Entrevista que a própria Christiane F, concedeu a Revista Manchete em 1984.


Quando ela tinha 13 anos era uma junkie e prostituta. O livro sobre sua vida exalta a liberdade. Mas a Christiane real, 10 anos depois, esta vivendo um exemplo do que as drogas podem fazer com a existência humana. Tola, idiota, nesta entrevista ela é um exemplo vivo: Não pelo que ela diz, mas sim pelo que ela não sabe dizer.
O apartamento é em um antigo prédio, tem 3 cômodos e pertence a Christiane Felscherinow mais conhecida como Christiane F. Na sala de estar ha um sofá de couro, um colchão e um caixão preto (sim...um caixão preto no meio da sala). Em um dos cômodos um fio esticado de ponta a ponta cheio de roupas. Um filhote de dobermann ocupa o outro cômodo, coberto por jornais e cheio de urina.


Em alguns dias Christiane iria completar 23 anos. Ela se tornou um símbolo da geração Junkie. Aos 12 ela experimentou maconha; aos 13 heroína e aos 14 entrou para a gangue da Estação Zôo uma famosa galera da pesada de Berlim. Mas ela sobreviveu. Depois da parte de sua vida que foi narrada no livro ela começou a estudar contabilidade em uma pequena cidade ao norte da Alemanha. Mas ela caiu fora. "Depois de tudo, você só foi explorado como aluno, Eu tive a impressão que já sabia de tudo depois de 6meses." Ela tentou ser cantora em uma banda punk, e pegou um pequeno papel em um filme ruim como go-go-girl. E ela viajou o mundo todo sem propósito algum.Quando o filme sobre sua vida foi filmado ela trabalhou como consultora. E o filme foi um grande sucesso, assim sendo foram lhe pagos milhões de marcos. E nada foi ouvido sobre ela ate agosto de 1983 quando ela foi arrastada durante uma blitz no apartamento de um negociante de heroína e foi acusada de "aquisição para consumo próprio". E acabou sendo sentenciada.

A entrevista

Christiane, você foi condenada a pagar 3000,00 marcos por ter sido pega com heroína. O julgamento surpreendeu você?
Não, eu estava pronta. O juiz e os advogados sabiam no que iria resultar.

Você declarou na corte que jamais iria pegar em heroína novamente, que esta foi a ultima vez...?
Você pode ver o que eles escrevem. Eu não disse isso. Eu não posso saber isto agora, e seria embaraçoso se acontecesse de novo. E eles gostariam, pois seria outro escândalo, mas eu não vou ficar mais na Alemanha, eu vou embora.

E pra onde você quer ir?
Ah, talvez Itália

E por que a Itália?
Lá a vida é muito feliz, todos falam ao mesmo tempo, isso me diverte

Por que você teve esta recaída?
Eu não sei. Esta foi a chance. Quando sabemos a sensação que temos com a heroína nunca esquecemos. É muito boa...

E acaba em catástrofe. você passou por isso: dependência, precisar de dinheiro, roubo, prostituição. E vários de seus amigos morreram por causa da heroína.
Prostituição foi a pior coisa, isto eu nunca mais faço. Depois de tudo, agora estou velha.

Nunca pensa em poder cair novamente?
Bem, eu prefiro tomar heroína do que um copo de álcool. Ela não é uma droga pior que o álcool. Nunca a heroína provocou tanta ruína quanto a que é feita pelos alcoólatras.

Mas, com a heroína a descida é rápida...
Bem, minha recaída não me causou danos. Eu não mudei socialmente.

Mas você se encontrou novamente com a policia...
Ah, os policiais, os únicos que nos pegam e prendem, ...já foi a minha idade. Eles eram terrivelmente rudes. Olhavam para nos já com as algemas, como cães presos em um canil. e não podíamos falar nada, que eles jogavam fora nossos maços de cigarro.

Você tem ido a Estação Zoo?
A estação zoo é um lugar muito querido. A cena muda constantemente, a estação zoo é tudo. Uma hora estávamos lá, e na outra ninguém sabia. Não sinto nenhuma vontade de chorar quando caminho por lá.

Você virou uma espécie de Joana D'arc na cena das drogas nos anos 80. você sobreviveu e caiu fora. você nunca sentiu uma compulsão de socorrer e ajudar as pessoas viciadas?
Não, eu nunca me senti responsável pelos outros. Cada um precisa saber o que esta fazendo.

Você já se viu como um ídolo, um símbolo da esperança para os desesperados?
Eu sempre achei engraçado ler isto nos jornais. Nunca me senti como um ídolo. Aquela era pessoa.

Aquela pessoa, a famosa Christiane F., foi convidada pelo chefe da editora Diógenes, de Zurich, por 8 semanas. Como uma peça em exibição na alta sociedade?
Eu não aceitei prontamente. Anna Keel, a mulher de Daniel, dono da editora, me telefonou em Berlim me convidando a zurich. Apos um ano, eu fui. Eles me trataram como uma filha. Eu quase os chamei de papai e mamãe.

Quantas vezes você leu o livro Christiane F.?
Acho que umas 3vezes, eu sempre tentei pensar que aquela garota do livro não era eu. Eu também procuro saber por que as pessoas gostaram tanto do livro.

E de quais outros livros você gosta?
The Grosskotz, de Mathias Nolte. E Cream Train, de Andrea Carlo. Estes sao meus favoritos.

Você agora é uma green?
Desgraçado, os "greens" não são profissionais, desde que eles lutam entre si mesmos.

Você nunca conversou com os "greens"?
Não, eu detesto conversas

O que é mais interessante que conversas?
Assistir tv, preferencialmente deitada na cama. Eu não suporto ler jornais. Na musica, nada me interessa. Se a multidão vai ver Tina Turner, eu não tenho que ir, prefiro bandas de garagem.

Você escuta seu walkman?
Isto foi roubado, como tudo. Eu fui roubada por uma amiga. Puta. Ela pegou tudo. Cosméticos, roupas e 700 marcos. Eu prefiro não ter mais dinheiro. Eu vivo no mundo errado, com os amigos errados. mas eu não posso mudar nada.

Você não tem ninguém a quem possa pedir ajuda quando não esta bem?
Não.

E sua mãe?
Eu não sei o que dizer a minha mãe

Você não pensa em voltar pros estudos?
Não. O estudo é antiquado. Aprendemos tudo em 6meses e nos somos explorados.

Você sabe no mínimo cozinhar para si mesma?
Eu não sei cozinhar, e se aqui não tiver nada pronto, eu não como.

Que tipo de mulher você gostaria de ser?
(pausa longa) Eu acho que não estou mau...

Então...você não tem nenhum plano?
Quando faço planos e eles fracassam, eu fico depressiva. Por isso eu não tenho desejos ou sonhos.

O que você imagina para o amanha?
Eu não presumo nada com ninguém durante um período maior que uma semana

E sobre as ferias?
Quando quero viajar, eu compro a passagem e vou...

Você gosta de ficar sozinha, pensando?
Eu odeio isso. Quando meu namorado voltar pra Israel. Vou ligar para alguém vir pra cá morar comigo.

Medo da solidão. Ou outra coisa?
Bem, eu tenho medo de trens. Eu sempre penso que quando eu morrer, será embaixo de um trem.

Você recebeu muito dinheiro com o seu livro e comprou este apartamento. Onde esta o resto do dinheiro. E quanto disto esta aqui neste caixão?
Não... lá eu guardo todas as minhas contas

Então você esta quebrada agora?
Eu estou falida, Eu tive que pagar 65% daquilo em taxas.

O que você esqueceu de fazer...?
Quando meu dinheiro veio, ele foi direto para o Tesouro Publico. assim meu telefone foi cortado. Eu não paguei a junta de posse e outras coisas...

E como você pretende fazer dinheiro no futuro?
Eu não consigo imaginar que o trabalho seja prazeroso. Eu me sinto muito mal quando me perguntam no que eu gostaria de trabalhar. Provavelmente eu não sou madura pra saber o que quero.

Mas o que você gostaria de fazer?
Atualmente eu quero ter um santuário particular de animais. Mas meus amigos são contra isso. eles dizem que eu joguei minha inteligência pra longe. Eu gostaria de fazer algo que poderia mudar o mundo.

{Fim}

25 comentários:

Anônimo,  26 de abril de 2012 21:07  

q triste...

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

mylena p,  30 de abril de 2012 17:35  

o livro Christiane F. e foda

kathleen,  5 de maio de 2012 15:51  

muito legal, começei a ler o livro e não consegui parar mais

Anônimo,  26 de maio de 2012 01:40  

Jesus,que coisa triste!por um tempo,quando eu ainda era era menina e meus pais estavam se separando,ela era minha única amiga.Através de seu livro,conheci uma garota brilhante e corajosa,apesar da própria solidão...tudo que eu queria ser.E então,o resultado de tudo foi uma criatura que nem sabe o que está fazendo nesse mundo!

Anônimo,  30 de maio de 2012 13:36  

Livro foda!

Anônimo,  30 de maio de 2012 13:36  

Filme foda!

Anônimo,  30 de maio de 2012 13:36  

Blog foda!

luan m. 27 de junho de 2012 00:02  

sempre me surpreendo quando vejo uma foto dela nessa época. ela era linda!

e sei la, continuo vendo ela como uma pessoa incrível. sempre foi e sempre será, e acho que depois de tudo o que ela passou, ninguém tem o direito de dizer se ela está certa ou errada. talvez hoje ela se arrependa de ter dito essas coisas, talvez não. mas o fato é que eu achei muito corajoso e digno de Christiane F. ela dizer foda-se pra tudo e pra todos. pudera eu ser assim também

Anônimo,  14 de julho de 2012 01:28  

Caraca vey, ela é mt foda ..

Anônimo,  14 de julho de 2012 12:59  

Verdade. Ela é muito foda.

Morgana 10 de novembro de 2012 00:00  

há uma entreviasta q diz q ela nunca leu o proprio livro lol

Anônimo,  26 de novembro de 2012 13:32  

Ela era minha heroína nos anos 80. Uma garota linda e joem que venceu as drogas. Hoje, a vejo como uma bela mentirosa, que criou uma imagem que não existe, fez toda uma geração acreditar em uma mentira que ela inventou pra ter algum tipo de benefício. Estou decepcionada!

Anônimo,  26 de novembro de 2012 13:37  

Minha mãe foi tão influenciada pela história dela que meu deu seu nome.

Priscila F. 12 de dezembro de 2012 00:54  

Ela e a minha idola e sera p sempre eu ja li o livro 4 vezes e em tdas elas É como se fosse a primeira

Anônimo,  7 de julho de 2013 02:42  

SINCERAMENTE.... LI O LIVRO AOS 14 ANOS, E O QUE SENTI FOI PENA DA PERSONAGEM,ADMIRAÇÃO???? ISSO AGENTE SENTE,POR PESSOAS QUE FAZEM COISAS FORA DO COMUM,DROGADOS E PROSTITUTAS TEM EM TODA PARTE.

Anônimo,  7 de julho de 2013 02:50  

AGORA ERA SO O QUE FALTAVA, SENTIR ADMIRAÇÃO POR UM DROGADO OU PROSTITUTA,NO MAXIMO PENA MESMO!JÁ PENSOU, AS PESSOAS SENDO ADMIRADORES DE ASSASSINOS,BANDIDOS,MOLESTADORES.ERA SO O QUE FALTAVA KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo,  31 de julho de 2013 18:15  

Repostas sem nexo eas pessoa dizem que ela é foda,ela é uma fodida.




Anônimo,  16 de agosto de 2013 19:44  

Feito por amor- seja esse amor destindo e emitido a quem ou a que cada estrela'' queira.

Anônimo,  1 de setembro de 2013 16:21  

Deprimente e real. Porém que sirva dê alerta e lição para aqueles que acham as drogas um barato. Pois o barato acaba custando caro ou neste caso acaba custando a vida, que é o bem mais preciso que Deus nos concedeu. Hj não se ouve tanto sobre a heroína, mas o crack esta matando também. Buscam tanto reepreder a maconha que na minha opinião é a mais inocente das drogas, enquanto o álcool esta a venda e liberado, o cigarro e o crack, que na minha opinião matam muito mais e causam riscos piores. Deveriam ser mais suaves com a maconha e se dedicarem mais a estas drogas que se vendem livremente como o álcool e o cigarro. Nunca ouvi dizer que uma família foi destruída pela maconha, mas se ouve muito, meu casamento foi destruído pelo alcool, meu filho morreu dê acidente alcoolizado, minha família se desfez porque meu marido era alcoólico, gente eu escuto isso o tempo todo e o álcool é vendido pelo mundo todo livremente. PENSEM MELHOR SENHORES AUTORIDADES... pensem melhor...

Postar um comentário

Estar baratinado era mais ou menos nosso estado normal.

  © Blogger template Werd by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP